Imagem capa - Vocês conhecem o Revoada? por Nayanna Nobre
Fotografia

Vocês conhecem o Revoada?

Eu ia falar sobre uma coisa, mas acho que falar dessa outra coisa primeiro vai ser mais legal! Então vamos lá!


Oi gente, tudo bom?

Todo começo é muito difícil né? Nós cheios de planos e com muito gás, mas ainda ninguém conhece nosso trabalho, normalmente a grana é curta e as idéias grandes demais. E ai você se depara com o seguinte dilema: no que investir primeiro? Minha sincera opinião, a sua identidade visual. 

Ninguém sabe quem você é ou o que você faz e você precisará se apresentar para essas pessoas. Você vai precisar de uma identidade, de uma cara que represente o quem você é, passe credibilidade, confiança, profissionalismo, etc.

Eu até tentei criar eu mesma algo que me representasse, mas nada ficava bom o bastante (na verdade, era uma tragédia!). Gostava de várias coisas que via por ai, mas querendo ou não, aquilo não representava quem eu era e o que eu fazia. Pensei em contratar uma designer a distância e fazer algo com custo baixo, mas desisti depois de ver o quanto os padrões se repetiam e nada daquilo iria me diferenciar no mercado. 




O fato gente é que serviço bom requer investimento. Como eu queria que meus clientes pagassem o que eu pedia pelo meu ensaio e não tinha coragem de investir na primeira coisa que eles teriam acesso ao me conhecer? Depois dessa constatação, fui atras dos serviços das meninas do Estúdio Revoada e começamos o projeto da identidade visual. Na época eu estava vivendo uma transição gigante com o meu casamento, minha mudança para a fazenda, etc. Elas foram super atenciosas e flexíveis com nossas reuniões, porque eu nunca podia e entenderam tudo que eu procurava.

Queria uma identidade fluida, que contasse uma história, fosse delicada e ao mesmo tempo impactante. Nossa primeira referência foram as jóias da Vivara, que você coleciona pingentes que contam a fatos da sua vida. Dela, selecionamos as áreas da fotografia que eu mais atuava, pessoas e paisagens. Minha verdadeira paixão é fotografar gente, não importa a idade. Então na logomarca você encontra:

o casal representado pelas alianças, 

a gestante que abrange desde a gravida até o recém-nascido, 

a casa que é a arquitetura

a menina no cavalo que é a minha área de fotografia autoral

os balões, que simbolizam as crianças e jovens.

Tudo que eu mais amo né?

Um dia uma moça fez uma outra leitura dela, muito bonita também. São as fases de uma mulher: ela se relaciona, gera uma vida, constrói uma família, um lar, vê seus filhos partir para as aventuras e, no fim, se despede da vida em festa. Achei muito tocante a interpretação dela!   



E foi assim que essa obra de arte nasceu. Com muito trabalho, testes, aprovações, correções. Temos já alguns anos de marca e já sinto um reconhecimento por parte dos clientes. 

Aqui vão algumas dicas desde a criação até a utilização:


1. Procure um profissional: não adianta você está cheio de idéias para a sua logomarca se não tem alguém competente para executar.
2. Pesquise referências: a internet está ai para isso gente!! Hoje temos tantas plataformas de qualidade que podem inspirar. Tentem o  Pinterest ou o Instagram!!
3. Coloque sua logomarca em TODAS as suas publicações: se você é fotografo, coloque  inserida nas suas fotos, (dentro da sua imagem)!! Além de proteger de uso indevido de imagem, cópia, quando seu cliente for compartilhar ou divulgar essa imagem, ele estará divulgando seu trabalho com com os créditos mesmo sem querer.

4. Faça cartões de visita: você sempre vai esbarrar com um possível cliente em potencial.

5. Acrescente sua logomarca na sua assinatura digital: comecei a fazer isso a pouco tempo e já tem dado resultado. Coloquei minha logomarca na assinatura do meu e-mail de trabalho. Percebi que as pessoas identificam cada vez mais esse padrão como sendo a minha assinatura e ligam diretamente ao meu serviço.

6. Entregue seu resultado com sua logomarca: padronize sua entrega de serviço com sua logomarca. Antes, eu personalizava a entrega com a foto do cliente, mas percebia que perdia a chance de divulgar ainda mais a marca. Agora tenho uma impressão padrão para a entrega que contem minha logomarca, só altero a cor do fundo para harmonizar com o tema/palheta do ensaio.


É trabalho formiguinha mesmo gente, mas aos poucos a marca se consolida e quem sabe viremos uma "coca-cola" da vida que só de usar vermelho já remete a marca né? hahaha


Beijos!!