Imagem capa - O poder da recordação por Nayanna Nobre
Fotografia

O poder da recordação

Oi gente tudo bem?


Hoje vamos falar de registro. Já deixo aqui a pergunta que não quer calar:


Porque contratar um fotógrafo profissional para registrar um momento especial?


Mas antes de responder essa e outras questões, vamos entender em que mundo estamos.


A fotografia nasceu em meados de 1820 e por muitos anos era artigo de luxo. Hoje está altamente difundida com as câmeras embutidas nos celulares (de alta qualidade, precisamos ressaltar) e os equipamentos tecnológicos "que fazem tudo sozinhos". Todo mundo pode ser o fotógrafo da família e o que percebemos é que virou um vício o registro do cotidiano com as redes sociais, os "selfies" intermináveis, as fotos de paisagem com os filtros mais elaborados. É uma avalanche de "lixo" fotográfico eletrônico.

 

No casamento da minha mãe, por exemplo, a máquina utilizada era de filme fotográfico e ela tinha um número limitado de poses e por isso tem somente registros programados e que eram indispensáveis. No meu casamento, meu fotógrafo (por sinal, um dos melhores do Brasil - Bruno Stuckert) me entregou somente 1850 fotografia da minha festa. Isso porque ele já havia feito uma seleção das melhores. Isso tudo armazenado em cartões de memória do tamanho do seu polegar.  Conseguimos perceber o quanto o "negócio" está louco!


Diante desse cenário, logo pensamos que podemos muito bem nos arranjar com nosso equipamento e fazermos nossas fotos sozinhos. Bem, não é bem assim... Vou deixar registrado aqui pontos que acho fundamental que diferenciam um fotógrafo profissional de um amador.


Qualidade: Com certeza o fotógrafo profissional que você pode contratar para fotografar aquele momento estudou composição, enquadramento, harmonia, o equipamento que ele opera, efeito da luz na fotografia, arte, etc. Vou usar meu curso como exemplo, pois na faculdade estudei história da arte, história da fotografia, tratamento de imagem, composição fotográfica, etc. DICA! Confira se seu fotógrafo é mesmo capacitado para trabalhar para você! A profissão não tem uma avaliação de capacidade (como os advogados, por exemplo) e muita gente se lança na carreira sem qualificação necessária.


Especialização: Hoje o mercado fotográfico está acirrado e cada vez mais os fotógrafos estão se especializando. Muitos são os cursos pelo Brasil e mundo que tornam o profissional ainda mais capacitado para executar aquele serviço. DICA! Procure saber se ele atua mesmo na área que você deseja contrata-lo e se atua respaldado de estudo naquela área.


Paciência: Isso é um fator muito importante, principalmente para ensaios newborns e eventos em geral. Ninguém que não foi contratado para essa missão terá paciência de executar com serenidade e qualidade o trabalho. Mais especificamente para a fotografia de recém-nascidos, alguém que não tenha conhecimento pode colocar a vida do bebê em perigo com mau manuseio, posicionamento, exposição a doenças, etc. Quem nunca viu aquelas fotos de "expectativa x realidade" ? Lembrando aqui que um casamento pode durar facilmente 8hs de trabalho ininterrupto (muitas vezes de madrugada). 


Pós tratamento: Quem nunca abriu o photoshop e ficou perdido com a quantidade de ferramentas?! Só com muito estudo que o profissional consegue dominar os tratamentos e transformar a imagem em arte. Já fiz "antes x depois" de assustar, faz toda a diferença. 


Conforto: Contratar um profissional dará liberdade para o cliente aproveitar o momento. O ideal é contratar um fotógrafo que se responsabilize por tudo. Na fotografia de gestante e newborn, não precisa se preocupar com o figurino, locação é um diferencial. Para eventos, normalmente quem contratou é o principal do momento festivo e ninguém quer ter que pensar em foto enquanto corta o bolo, por exemplo né? 


Arte: Cada fotógrafo cria, ao longo da carreira, uma identidade visual nas suas imagens. Um profissional de qualidade acaba tendo um portfólio que tem um "diferencial" que é a sua assinatura. Pode ser a palheta de cor, os ângulos, o tratamento. Isso é arte e dá muito trabalho! DICA!! É aconselhável que o cliente procure um fotógrafo pela qual ele tenha uma empatia pelo trabalho, porque provavelmente será algo semelhante que ele irá receber no final. 


Atendimento: Nem preciso dizer sobre isso, né minha gente! O fotógrafo ainda é um artigo de luxo para muitos por ai e é claro que o cliente espera ser atendido da melhor forma possível. Eu diferencio os fotógrafos também pelo atendimento, porque acredito que quem está sendo fotografado precisa se sentir muito bem na frente das câmeras e isso é função do profissional. Eu gosto muito de conversar antes da sessão, conhecer meus modelos do dia, criar um laço de confiança. Isso é fundamental! Meu objetivo, além das fotos, é que meu cliente saia do nosso encontro realizado com o seu contrato!


Dei uma super resumida gente! Mas fica aqui a campanha #contrateumfotografoprofissional ! Se for eu então, você não vai se arrepender!  


Beijos!